sexta-feira, 30 de julho de 2010

Emoção marcou o primeiro grande comício da Unidade Popular pelo Rio Grande



O Gigantinho esteve completamente lotado para acompanhar o primeiro comício da Unidade Popular Pelo Rio Grande. Cerca de 15 mil pessoas foram ouvir Tarso, Beto Grill, Dilma e o presidente Lula. Ao chegar ao ginásio o presidente Lula e os seus candidatos se emocionaram com o clima e o colorido das bandeiras. Presente no ato, o candidato à reeleição, deputado federal Beto Albuquerque (PSB) disse que o evento em Porto Alegre não coloca mais em dúvidas o apoio do presidente e de Dilma à candidatura de Tarso Genro e Beto Grill.
Candidato a vice-governador, Beto Grill (PSB) destacou que a multidão emocionada e a grande mobilização demonstram “que o encantamento voltou. Unidade Popular pelo Rio Grande é a esperança do povo gaúcho”, disse ao ressaltar que como vice irá se espelhar em José Alencar.
Em seu discurso, o futuro governador do Rio Grande salientou a confiança na vitória. “A vitória de um projeto político que pretende colocar o Rio Grande no mesmo nível de desenvolvimento que o governo Lula colocou o Brasil. O Brasil está de costas para o Rio Grande, mas o Brasil vai ficar de frente para o Rio Grande.” Tarso lembrou que a ampla frente política que o presidente Lula governou será modelo para a Unidade Popular o Rio Grande do Sul. “O seu exemplo de tolerância, a sua maestria política, a sua capacidade de costurar uma unidade popular superior chegou aqui no Rio Grande do Sul.” E afirmou que o seu governo vai recuperar a capacidade de desenvolvimento do estado e resgatar o que fizeram os governos democráticos no RS.
Antes da futura presidenta falar, militantes entoaram o canto da vitória 1, 2, 3, 4, 5 mil Tarso no Rio Grande e Dilma no Brasil. Ao começar seu discurso, Dilma falou dos sentimentos muito fortes que tem ao estar no Rio Grande. “Um é a gratidão e o outro é a confiança. Gratidão pelo povo do Rio Grande, que quando eu mais precisei me acolheu aqui, me deu apoio, me deu força para seguir em frente”. E a confiança de estar na caminhada que a levará ao Palácio do Planalto. “Tenho confiança no futuro do Rio Grande e do Brasil, nós tiramos esse país da escuridão, do desemprego, da falta de perspectiva e conduzimos a uma nova era, de prosperidade e de desenvolvimento para milhões de brasileiros”, completou.
Dilma também falou do orgulho que tem de suceder o presidente Lula, “o melhor presidente que esse país já teve”. Dilma também lembrou as conquistas do governo do qual participou por oito anos. “A minha herança é governar para 190 milhões de brasileiros”. Dilma chamou a atenção para a importância de eleger senadores e deputados afinados com o projeto de governo e eleger para o governo do estado Tarso Genro e Beto Grill. “Tenho certeza que vamos ter um estado e um país marchando juntos.”
O presidente Lula iniciou sua fala lembrando a trajetória de visitas ao Rio Grande do Sul, elogiou a união política obtida pela Unidade Popular no RS e ressaltou que Dilma vai construir a maior coesão política que o país já viu. Dirigindo-se a Tarso, afirmou: “Posso te dizer que a aliança que vocês construíram aqui vai te levar no dia 3 de outubro ao Piratini.” Também salientou as qualidades de Tarso como ministro da Educação. “Aprendi como esse companheiro que era possível fazer uma revolução na educação.”
Lula emocionou o público ao lembrar que foi um presidente sem diploma que levou educação a milhões de brasileiros. “A elite que governou esse país não sabia o que era capitalismo, precisou entrar um metalúrgico socialista e ensinar a eles”, disse ao referir-se ao fim da dívida externa brasileira. “Agora é o FMI que deve para nós.”
Ao rebater quem dizia que ele não tinha candidato no estado disse: “Tenho número, tenho partido e tenho governador: 13, PT e Tarso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário